Judôanta-Mariense É Campeão Pan-Americano No Chile

 
em Lutas
Reeditando uma parceria mais do que vencedora de mãe e filho, Aglaia e Luiz Pavani voltaram a conquistar títulos internacionais de judô para Santa Maria. Em ação no Campeonato Pan-Americano Master de Judô, organizado pela Federação Nacional de Judô do Chile e promovido pela Federação Mundial de Judô e União Panamericana de Judô, a dupla responsável pelo Projeto Mãos Dadas, um dos maiores polos da modalidade no estado, faturaram nada menos que dois títulos de campeões Pan-Americanos, além de um vice na competição disputada no final de semana (25 a 27 de agosto), em Santiago, capital do Chile.
O primeiro a garantir medalha dourada foi Luiz Pavani. Presidente da Liga Riograndense de Judô e  professor da equipe de competições do Santa Maria Judô, Luiz voltou a competir no cenário internacional em grande estio. Após quase quatro anos afastado devido a lesões, quando conquistou o título mundial master 1 no II Campeonato Mundial Sênior e Master da Federação Mundial de Judô (WJF), em novembro de 2013, na capital cearense, o   campeão brasileiro master de 2014 e 2015 venceu a competição na categoria pesado – M2 (35 a 39 anos). Na categoria abaixo – M1 (30 a 34 anos), Luiz chegou à final, mas acabou superado por um judoca local e ficou com a prata.
– A final do M2 foi contra um cubano, um atleta bem difícil, experiente, de 140 kg, um tanto pesado para os meus pouco menos de 110 kg do momento. Foi uma luta bem desgastante, mas, por volta de 2:30 minutos consegui jogar ele de ippon. – relata o campeão Pan-Americano.
– A competição foi muito bem organizada, tudo no horário, o local, dentro de universidade, foi uma experiência muito boa. De muita amizade, um intercâmbio muito interessante. Na categoria M2 eu lesionei um pouco o joelho, nada muito sério, mas fui para o M1, mas, infelizmente me impediu de participar do campeonato de chão. O Brasil teve um desempenho, de maneira geral, muito boa. Disputamos a final por equipes com o Chile e saímos campeões por 3 a 2. – comentou Pavani, que também arbitrou algumas finais individuais do campeonato e espera levar uma delegação maior de atletas santa-marienses para a próxima edição em 2018.
Aglaia (esq) e Luiz (dir) trazem dois títulos Pan-Americanos para Santa Maria. Foto: Arquivo pessoal
Já Aglaia Pavani, colocou no peito mais uma medalha de campeã da categoria F6 M (55 a 59 anos), já que não teve adversárias, aumentando uma lista que inclui o título mundial master disputado em Fortaleza (CE) em 2013 e, mais recentemente, o Pan-Americano da República Dominicana, em 2016, além dos nacionais das últimas quatro temporadas.

REDES SOCIAIS

ESPORTESUL